terça-feira, 26 de junho de 2012

POR QUE VOCÊ SOFRE - Uma visão teológica sobre o sofrimento

    Muitas pessoas culpam a Deus pelos seus sofrimentos.  Porém elas  precisam saber que o sofrimento é resultado do pecado. Elas deveriam conhecer, também, que há diversos tipos de sofrimento: consecutivo, punitivo,  corretivo, instrutivo, e redentivo e, ainda há o sofrimento preventivo.  Ao estudarmos cada um deles, veremos que Deus os utiliza, muitas vezes, para corrigir o homem, e que cada um deles tem causas e objetivos específicos.
     O  sofrimento consecutivo éresultado dos erros do próprio homem. Um exemplo disso são as enfermidades causadas pelo vício, pela ingestão de alto teor de gordura, e até mesmo pelas más ações dos homens, como, por exemplo, a mentira, a calúnia e a desobediência às leis humanas e divinas. Ele  está dentro da lei da semeadura Gl. (6.7,8): “...Tudo o qeu o homem semear, isso também ceifará.”
O sofrimento corretivo pode ser a ação de Deus para levar o homem a deixar suas más ações. Provérbios (3.11) diz: “Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor corrige aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem” .
      Um outro tipo de sofrimento, o punitivo, é aplicado por Deus, ao homem, quando esse não quer deixar a impiedade e a perversidade. 
Há, ainda, os sofrimentos instrutivo e redentivo. O sofrimento instrutivo é assim chamado porque ele não acontece como resultado de erros do homem ou da ira de Deus, mas  ele é permitido pelo Altíssimo com o objetivo de nos ensinar. Através dele Deus revela facetas de seu caráter, do seu poder e da sua sabedoria. Um exemplo desse sofrimento é encontrado em Marcos (4.35-40), no qual observamos os discípulos em meio a uma tempestade e como Jesus a acalmou. Essa ação de Cristo deixou os discípulos surpresos, pois não sabiam que Jesus podia acalmar uma tempestade. Vemos com isso que o Mestre utilizou um sofrimento (a tempestade) para ensinar algo aos discípulos (sua capacidade de acalmar tempestades).  O sofrimento redentivo, por sua vez, tem por objetivo beneficiar alguém, uma outra pessoa. O maior exemplo desse tipo de sofrimento é a morte de Cristo que nos salvou. Um outro exemplo encontramos nas perseguições causadas pela pregação da Palavra. Aqui os pregadores sofrem para salvar vidas do pecado, isso é um sofrimento redentivo. 
Se você está passando pelo sofrimento instrutivo e redentivo, louve a Deus. Agora, se você sofre como consequência de seus atos, de suas decisões erradas, repense sua vida e mude de direção. Aqui, não adianta criticar Deus.


João Moreno de Souza Filho é
evangelista nas Assembléias de 
Deus, escritor, prof. de teologia, 
Jornalista, Psicopedagogo.

Nenhum comentário: