segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CELULARES E TABLETS NAS IGREJAS, UMA REFLEXÃO BÍBLICA

"Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal." Eclesiastes 5.1.

Esta foto foi tirada em um templonos Estados Unidos. Vejam
como a filha segue o exemplo de sua mãe e
como o laptop tirou a atenção do Senhor.
Nesta fileira, só a mulher, de blusa
branca, presta, realmente atenção. 


CELULARES E TABLETS NAS IGREJAS EVANGÉLICAS 

            Com o acesso à tecnologias portáteis (celulares, tabletes), as pessoas se sentiram mais autônomas e livres para fotografar, gravar, acessar conteúdos, inclusive bíblicos. Hoje, muita gente acessa os hinários do culto e a própria Bíblia através dos celulares, nos cultos. Tal fenômeno tem incomodado muitos conservadores que criticam a troca da Bíblia por aparelhos celulares.

            Sobre isso, podemos faze algumas perguntas: É correto usar celular para acessar os conteúdos bíblicos? É desrespeitoso, durante o culto, as pessoas filmarem, fotografarem? Bem, antes de responder a essas perguntas faço algumas reflexões:

  1. A CULTURA MUDA COM O TEMPO E AS PESSOAS ABRAÇAM AS NOVAS TECNOLOGIAS. 
  2. A TECNOLOGIA TAMBÉM CHEGOU À RELIGIÃO, ASSIM, É IMPOSSÍVEL IMPEDIR QUE OS RELIGIOSOS ACESSEM A BÍBLIA PELO CELULAR.
  3. NÓS USAMOS A BÍBLIA, NAS IGREJAS, NEM POR ISSO É SÁBIO LEVARMOS REVISTAS PARA FOLHEARMOS, NO CULTO, ISSO PORQUE O CULTO TEM O CARÁTER DE SAGRADO.
  4. SOBRE A TECNOLOGIA PRECISAMOS SABER QUE ELA PODE VICIAR O CÉREBRO, A TAL PONTO QUE A PESSOA NÃO CONSEGUE DISTINGUIR EM QUAL LOCAL DEVE, POR EXEMPLO, USAR SEU CELULAR, SEU COMPUTADOR, SEU TABLET. ASSIM, AS PESSOAS QUE USAM ESSES EQUIPAMENTOS NAS IGREJAS, NA ESCOLA, NO TRABALHO, ETC, PODEM ESTAR VICIADAS, PRESAS, E ELAS NÃO SE APERCEBERAM DISSO. 
            PROBLEMAS NO USO DOS CELULARES E TABLETS NAS IGREJAS  Aqueles que defendem o uso de celulares nas igrejas, se baseiam na praticidade, na modernidade, e dizem que não há nada de mal nisso. Porém há alguns problemas, nisso, a saber:
1        A DESVALORIZAÇÃO DA BÍBLIA - Celulares, tabletes, são aparelhos de comunicação, e, hoje, principalmente de interatividade e diversão. Não é algo sagrado. O conteúdo bíblico está nos aparelhos em forma de arquivo, assim, um celular não se assemelha, em nada, à Bíblia Sagrada. Quando os adolescentes e as crianças veem seus pais e  pastores usando tabletes e celulares nas igrejas, eles aprendem, na prática, que a Bíblia não tem mais valor, que um aparelho tecnológico é o mediador entre eles e Deus, no culto. A longo prazo o efeito é devastador pois teremos uma geração que desaprendeu ler a Bíblia, que não valoriza o livro sagrado.
2        FALTA DE LIMITES- Quando não se tem um referencial, um limite, as pessoas tendem a passar dos limites. Isso acontece, principalmente entre adolescentes e jovens, que sem referencial, não conseguem distinguir entre o certo e o errado. É por isso que hoje é comum ver, nos culto, muita gente acessando redes sociais, internet, mandando mensagem.  Por mais que se fale sobre o respeito no culto, não adianta, as pessoas estão usando aparelhos de entretenimento (que têm jogos, cores, sons) e de comunicação, e o uso deles no culto em larga escala faz com que  os limites sejam ultrapassados, facilmente, especialmente pelos adolescentes e jovens que não conseguem transitar no meio tecnológico sabiamente.
3        A ATENÇÃO PREJUDICADA  - Se alguém quer chamar a atenção do público para uma mensagem central,  ELE NÃO PODE ENVIAR OUTRA MENSAGEM CONCORRENTE PARA O PÚBLICO, POIS, NESSE CASO, AS PESSOAS NÃO DISTINGUIRÃO, NO CÉREBRO, QUAL É A MENSAGEM CENTRAL. Isso quer dizer que toda mensagem que é enviada juntamente com uma principal, ela compete também por atenção, se não fosse assim não haveria sentido enviá-la. Diante disso as pessoas precisam decidir em que querem prestar atenção: se na Pregação da Palavra, na mensagem dos hinos, no culto ou no acesso aos celulares, nas fotografias e filmagens.  É muito difícil entender o que Deus fala, no culto, se a atenção está no ato de filmar, de fotografar, etc.

            REVERÊNCIA NA CASA DE DEUS -  Eclesiastes 5.1, que diz, enfaticamente: "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal." “guardar o pé” nesse texto significa:

- Atitude de reverência na casa de Deus. 

- "Não se dedicar a ouvir, aprender no culto, é atitude de tolo". 
- Atitude de irreverência no culto faz mal, para o irreverente, para quem está perto, e para a futura geração que crescerá sem um referencial.

            UMA CONCILIAÇÃO POSSÍVEL -  Diante do que foi dito precisamos achar um equilíbrio, que deve ser o uso das tecnologias sem a desvalorização da Bíblia e sem o desrespeito ao culto. Segue, abaixo, alguns pensamentos:

            1 – As regras no uso dos aparelhos tecnológicos devem começar em casa. Não é aconselhável que crianças de 6, 7,8 anos use esses aparelhos, tenham páginas em redes sociais, etc. O Facebook exige que a pessoa tenha no mínimo 13 anos para ter uma página em seu site. Isso é para evitar problemas que vão desde assédio até à falta de concentração. Essa regra da idade pode ser aplicada, também, na igreja. Não é aconselhável que o grupo das crianças use celulares, tabletes, nos culto pelos motivos já apresentados nesse texto.
            2 – A leitura da Bíblia tradicional deve ser ensinada e incentivada para crianças e adolescentes, em todos os cultos, e principalmente em casa. Eles devem ser ensinados a diferenciar o celular (aparelho de diversão e comunicação), da Bíblia, o livro sagrado, no sentido de valorizarem o livro sagrado.
            3 – O acesso à internet, às redes sociais deve ser veementemente combatido pela liderança da igreja. O culto é um momento solene e sagrado dedicado a Deus.
            4 – O ato de fotografar, filmar também deve ser desincentivado. Muita gente fotografando e filmando no culto tira a atenção, e as próprias pessoas deixam de cultuar para se concentrarem em seus registros deixando, assim, de serem adoradores para serem meros expectadores. Para minimizar isso a igreja pode ter seu fotógrafo e cinegrafista oficiais.

            Concluo dizendo que o culto é um serviço espiritual prestado a Deus, e exige desprendimento, humilhação, atenção para entender as mensagens passadas pelos hinos, testemunhos e pela pregação. Usar celular para fotografar, filmar, faz com que a pessoa deixe de ser alguém que preta um culto para tornar-se em um fotógrafo, um filmador, etc, menos um adorador.

João Moreno de Souza Filho é Bacharel em Teologia, professor de Teologia, Escritor de livros teológicos e filosóficos, Psicopedagogo Institucional, Jornalista, Mestrando em Educação Profissional.



                                                                                                   

21 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro amigo e pastor
Professor João Moreno,

Grato pela indicação deste post lá no Facebook!
Além de incluir seu excelente blog no meu bloglist lá no Point Rhema, acabo de postar uma indicação da sua reflexão. Muito bem vinda!

Confira lá:

http://www.pointrhema.blogspot.com.br/2013/02/uso-de-celulares-e-tablets-na-igreja.html

Xavier disse...

Excelente reflexão para nossos dias. Parabens prof.João Moreno.
Que Deus abençoe.

O FAROL disse...

Obrigado pastor Carlos. O senhor tem feito um excelente trabalho no Point Rhema.

Deus abençoe ainda mais seu trabalho.

O FAROL disse...

Amém irmão Xavier Campos Joaquim. Ore por nós para Deus continuar nos ajudando.
Prof. João Moreno.

Unknown disse...

Professor Pr. João Moreno, primeiramente parabenizá-lo pelo brilhante texto. Não que nós evangélicos somos também rotulados de antitecnológicos (talvez até somos). Fico estarrecido diante de um fato: pregadores que estão trocando a antiga Bíblia o Livro Santo, por Bíblias online. E pregam com aquele aparelho móvel na mão como que se querendo exibir. Leve o tablet mas não deixa o Livro Santo fundeado em alguma prateleira por aí, porque foi nele que começamos. Exibição, arrogância, soberba de algum pregadores eletrônicos. #É o que penso!!

O FAROL disse...

Concordo plenamente com o senhor, pastor Ezequiel Silva. Precisamos manter a pureza e a simplicidade do evangelho, pois caminhamos para um tempo no qual nossos cultos serão meros espetáculos da fé.

Evangelico Protestante disse...

Concordo com seu texto. Temos que ter limites, bom senso, responsabilidade e respeito pelo momento em que nos reunimos para cultuar a Deus. entretanto, não vejo com maus olhos o fato de alguém lançar mão da tecnologia a serviço do Reino. Uso diversas Bíblias no smartphone e realmente são um grande auxílio no estudoda palavra de Deus. Como psicopedagogo, creio que o irmão esteja familiarizado com as inovações tecnológicas nas escolas. Os alunos usam tablets com ebooks, em vez de carregarem dezenas de livros pesados. Os professores usam lousas com sistema touch screen etc. É uma inovação tecnológica que veio para auxiliar. Não podemos, porém, ficar reféns da diversão contida nestes aparelhos, a ponto de se tornar um vício.
Quanto à substituição da Bíblia por tablets, os adeptos do parnasianismo guttemberguiano, deveriam saber que antes da Bíblia ter este formato e esta capa, foi escrita em papiro, pergaminho, placas de argila etc... Hoje, a Bíblia tem formato eletrônico, quem sabe, daqui a algum tempo, não usaremos mais papel. Que todas as inovações tecnológicas, como revelações de Deus que são, sejam usadas para o louvor dEle.

Evangelico Protestante disse...

O Livro Santo, já foi rolo, papiro, pergaminho, tablete de argila etc... Devemos voltar a estes formatos também?

O FAROL disse...

Acredito que o Evangelico Protestante não entendeu, completamente, o texto, que critica o ato de enviar mensagens e navegar na internet pelo tablet.

Reforço o fato de um tablet, um celular, serem meios de diversão, também. Neles há cores, músicas, internet,jogos, etc. Se um adolescente, uma criança observam adultos utilizando o tablet, eles poderão interpretar mal, principalmente pela falta de experiência e maturidade. E nessas idades, o que fica gravado no cérebro é o que foi aprendido.

É MUITO DIFÍCIL, REPITO, DIFICÍLIMO um adolescente, vencer a tentação dos tablets. O PROBLEMA NÃO ESTÁ SOMENTE EM UTILIZAR AS NOVAS TECNOLOGIAS, mas como as novas gerações encaram o culto a partir da geração mais madura. E se nessa época há falta de respeito, enviam mensagens nos cultos, navegam na internet, É PORQUE NÃO HOUVE APRENDIZADO, NÃO HÁ CONTROLE.

Mesmo que o Evangelico Protestante consiga só usar bíblia, no tablet, AS PESSOAS VICIADAS EM NOVAS TECNOLOGIAS NÃO CONSEGUIRÃO.

UM OUTRO PONTO IMPORTANTE: QUEM NÃO COSTUMA LER A BÍBLIA, VAI LER A BÍBLIA NO TABLET? AS NOVAS TECNOLOGIAS PRODUZEM AMOR PELA PALAVRA NA VIDA DAQUELES QUE NÃO TÊM O COSTUME DE LER UM LIVRO SEQUER EM CASA?

POR ISSO ISSO É UMA FACA DE DOIS GUMES, POIS TABLET NÃO É BÍBLIA, É UM INSTRUMENTO, UM APARELHO DE DIVERSÃO, INFORMAÇÃO, ETC.

Abraços.

Prof. e Evangelista João Moreno

Anônimo disse...

acho interessante, não é o fato de se ler a bíblia na igreja através de um tablet, o que me impressiona é o fato de não vermos estas pessoas que carregam esse dispositivo portátil lendo a bíblia em lugares públicos, é só facebook, mas não querem ver a face de Deus no book (livro)

SEMEADOR. disse...

MUITO BOM ,QUE PENA QUE NEM TODOS TENHAM ESSE ENTENDIMENTO.

https://prnatanaelsp.blogspot.com/ disse...

Boa tarde, Paz seja contigo!
Prezado amigo,quero parabenizar pela iniciativa de postar algo que já esta em meu coração algum tempo, que tem incomodado muito ref. esta atitude do uso dos celulares e tablet nos cultos como desculpa de usar a biblia.
Esta muito bem colocado a postagem; Deus continue abençoando.

abraços
Pr.Natanael S. Pinto
http://www.prnatanaelsp.com.br

Unknown disse...

eu não vejo problema algum prego isso pois vivo isso, lei a bíblia no meu tablet. em filas de hospitais, na hora do almoço quando estou no trabalho, e é uma ferramenta de Deus na terra, verdadeiramente e de Deus isso. só que a TV e do diabo, Rádio e do diabo, internet etc. dizendo que afastaria o povo da fé e etc. na minha opinião e bobagem acha que um tablet, posso desvia a atenção na igreja e se distrair para quer serve o ensinamento na igreja, escola dominical e etc
a tecnologia ta ai quem vive sem celular hoje. se e errado na igreja também e errado fora. se não seriamos fariseus prega uma coisa e vive outra. a palavra tem que ser distribuída mesmo e ser possível de aceso a todos.

O FAROL disse...

Daniel Pereira, entendo. Porém não se esqueça que Bíblia é Bíblia, Tablete NÃO É BÍBLIA, É UM COMPUTADOR. Assim, quem tem tablet, não o tem por causa da Palavra de Deus, mas pelos seus dispositivos, pelo divertimento. Me preocupo com o uso de tablets nos templos porque os adolescentes e as crianças não vêem nele a Palavra de Deus, mas um instrumento de diversão, interação, informação. Como são inexperientes, eles podem, facilmente, usar esse instrumento de forma errada, nas igrejas. É questão de cultura. Se esse comportamento se torna normal, daqui a 10, 20 anos teremos sérios problemas nos cultos evangélicos. Por isso penso no que a Bíblia diz, poeticamente: "um abismo chama outro abismo." Isso tem uma mensagem profunda. Não acho bom inovar demais naquilo que é sagrado, litúrgico.
Em Cristo.

Prof. e evangelista João Moreno.

Jeferson Larry disse...

isso tudo é um sintoma e não a causa, temos que tratar a causa que os sintomas desaparecem.
as igrejas viraram um grande comercio, um lugar de entretenimento de pessoas, as igrejas deixaram de ser a coluna e firmeza da verdade.. e vou ser um pouco mais radical, teatros, coreografias, até o data show dentro da igreja, ajudou a o povo não trazer mais bíblia para a igreja.
quem dirá o celular e o tablet, mais isso tudo é permissão de Deus...
a postagem foi boa, mais acho que o irmão pegou leve demais,(Jesus disse se teu olho te faz pecar, ARRANCA ELE) e não disse pinga um colírio que melhora.
o problema é que a grande maioria esta com o colírio, porque arrancar dói no bolso.(DIZIMO)
mais amém, vamos pra frente.
A paz do senhor.

O FAROL disse...

Concordo com você, Jeferson Larry. Muitos cristãos estão doentes, e essa doença espiritual está prejudicando a comunhão nas liturgias sagradas.

Abraços.

prof. João Moreno.

Anônimo disse...

É pecado ler a Bíblia no celular em casa ao invés de ler o livro? Eu acho assim que o livro é mais difícil ler do que o celular e são as mesmas coisas só que eu não leio na igreja, eu quero ver se é errado ler em casa?

Anônimo disse...

Sou jovem e concordo plenamente com o texto... O irmão até foi bem flexível quanto ao usar esses aparelhos tecnológicos... Eu ainda uso e prefiro a minha Bíblia e minha harpa cristã.. até porque se eu estivesse em um tribunal perante homens não poderia estar com esses aparelhos, porque devo usa-los quando estamos diante de Deus? São apenas duas horas e meia ou três. não irá me afetar em nada,este texto está de parabéns...

Ronei, presbítero do Senhor Jesus disse...

1º coríntios 9:22 Fiz-me como fraco para ganhar os fracos. fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. Dito pelo Paulo, apostolo do Senhor

Olhem o que Jesus disse: E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que, em teu nome, expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
Jesus, porem disse: não lho proibais, porque ninguém ha que faça milagre em meu nome e possa falar mal de mim.
Porque quem não é contra nós é por nós.
Porquanto qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão. Marcos 9: 38,39,40,41

Quanta hipocrisia dentro da igreja, achamos que a nossa grama é sempre mas bem aparada e verde do que a do vizinho.
Maquinas de cartão de credito dentro da igreja, data show, teatro, coreografia, cineminhas onde são usados TV e DVD, lideres ganhando fortunas e muitos irmãos passando necessidades, lideres que dizem que em suas igrejas só se prega de terno e gravata e alguns destes já estão no segundo ou terceiro casamento.
Homens que andam com ternos impecáveis e bíblias enormes como King James e Thompson, mas estão envolvidos em tantos esquemas corruptos, maltratam suas esposas e filhos em casa, assistem pornografia no celular, no tablet, na TV, mentem discaradamente, mas nos cultos, principalmente nos de domingo estão lá com seus carrões, ternos importados, impecáveis e radiantes, prontos para apontar o pecado de todos, não estou generalizando pois sei que há homens de Deus espalhados pelos quatro cantos do mundo, pois Deus não fica refém de ninguém, sempre haverá remanescentes que se permitam ser afligidos por Amor a Cristo.
Amo os que pregam de terno, amo os que pregam sem terno, amo os tatuados, amo os sem tatuagens, Amo os que não removeram os marcos antigos e inovaram guardando a sã doutrina, amo os que inovaram sem causar escandalos e guardaram os marcos antigos guardando a sã doutrina.
Mestre, qual é o grande mandamento da lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de todo a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Deste dois mandamentos dependem toda lei e os profetas.
Mateus 22: 36,37,38,39,40



CANDIDO PEREIRA SANTANA disse...

A internet e as redes sociais são a praga do século xx que têm contaminado as igrejas.
Os pastores trocaram a Bíblia por aparelhos de celular.
o que diria o apóstolo Paulo a esses pastores?
Isso é:uma vergonha!
Verdadeiramente esse é um dos motivos da decadência das igrejas.

Unknown disse...

Se a Bíblia começar a receber mensagens e a tirar a atenção do culto do Senhor é melhor voltar pro papiro etc...