sábado, 23 de fevereiro de 2013

O LEGADO DO PROFETA ELIAS


  1.       A CORAGEM – Havia muitos profetas em Israel, porém, para se posicionar diante do Rei, Elias foi o escolhido, pois sua coragem era uma marca da sua personalidade. Em  1 Rs. 17,1; 18.18,19, Vemos Elias falando, sem medo, ao Rei Acabe.
  2.       O LEGADO PROFÉTICO  - Tudo o que Elias falou, se cumpriu. Ele não expressava seus pensamentos, suas emoções, nem tão pouco sua vontade. O que Ele falava era expressão da vontade de Deus. Precisamos, hoje em dia, de profetas.


3 .  A IMPORTÂNCIA DE CONHECERMOS O TEMPO DE DEUS 1 Rs. 173,8; 18.1. Elias soube o tempo que deveria se esconder no ribeiro de querite; conheceu o tempo que deveria sair de lá; e soube, com clareza, a época que deveria deixar a casa da viúva.
4.       A LIÇÃO DO SUSTENTO.  - Elias foi sustentado por onde andou.
O sustento só é garantido no lugar que Deus te designou para te usar.
5.       O LEGADO DA DEFESA DA VERDADE – 1 Rs. 18.21. O culto a Baal cresceu porque os profetas se calaram. Quando Elias se levantou para defender a verdade, houve um reavivamento.
6.       O LEGADO DO ANONIMATO às vezes é necessário sair de cena para se esconder. 1 Rs. 17.3-6. Elias foi para o anonimato, porém lá estava o sustento, a preservação de sua vida.
7.       O LEGADO DA FÉ 1 Rs.18.36-38. Elias tinha certeza de que Deus enviaria fogo sobre o altar. Isso é fé. Fé é agir de acordo com a Palavra de Deus, no tempo de Deus, com coragem.
8.       O LEGADO DO CONCERTO- 1 Rs. 18.30 – Antes de Deus operar, é necessário haver concerto.
9.       O LEGADO DA INTERCESSÃO 1 Rs. 18.42-46. Mesmo depois da resposta de sua oração, Elias sabia que, para Haver chuva, ele deveria orar. As maiores batalhas dos homens de Deus são vencidas na oração.
10.   A DISTINÇÃO ENTRE O SAGRADO E A POLÍTICA- A solução que Israel precisava não estava com o rei. As grandes soluções do Brasil não estão nas mãos dos políticos, mas com os profetas de Deus.
11.   O RECONHECIMENTO DAS LIMITAÇÕES HUMANAS – 1 Rs.19.3 – Ao ser perseguido por Jezabel, Elias fugiu. Ele não fora chamado para enfrentá-la. Ele sabia que o homem de Deus não deve ir além do que Deus mandou, nem agir por presunção ou afoiteza.
12.   O LEGADO DO CUIDADO DE DEUS  1 Rs. 19. – Se Elias não tivesse fugido, nem entrado em depressão, nós não saberíamos como Deus age no cuidado de seus servos quando eles perdem as forças. Não há revelação maior do que essa em 1Rs. 19,  em toda a bíblia.
13.   O LEGADO DO ZELO 1 Rs. 19.14. O zelo de Elias fazia ele sofrer com o pecado do povo.
14.   A LIÇÃO DA  MINORIA QUE TEM FÉ EM DEUS
Deus não tem compromisso com a maioria nem age por meio dela.
Se a maioria deixa Deus e se há uma minoria com Deus, há esperança de avivamento.

Por prof. João Moreno de Souza Filho. 

Um comentário:

António Je. Batalha disse...

Desejo-lhe paz de Jesus.
Seu blog é muito bom, e pela escrita nota-se que á alguém que ama Deus e ao proximo.
É lendo blogs como o seu que crescemos e aprendemos, blogs que ensinam sobre uma nova vida e dão esperança nesta vida de correria. Gostei do seu abençoado blog.
Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Peregrino E Servo.
Que Deus continue a abençoar-vos ricamente.
Ps. Se desejar seguir o meu humilde blog, saiba que irei retribuir.
Antonio Batalha.