terça-feira, 28 de maio de 2013

PERGUNTAS SOBRE ÉTICA (8)

8) SOBRE A ÉTICA E A BÍBLIA, MARQUE V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO


__V___A Bíblia é a base e o pilar da Ética Cristã.

__F___ Todos que estudam a Bíblia são, consequentemente, absorvidos pelos preceitos éticos das Escrituras.

__V___Nem todos que estudam a Bíblia são absorvidos pelos preceitos éticos das Escrituras.

__V___Para que os preceitos éticos da bíblia sejam enraizados pelo crente, é necessário que este seja regenerado.
                                                                          
                                                                             COMENTÁRIO

Na questão 05 já falei sobre a Bíblia como pilar da Ética em geral e da Ética Cristã. Agora gostaria de falar sobre um tema muito importante nesse contexto: o impacto da Bíblia na ética individual, no recôndito da personalidade do ser. Falarei sobre isso enumerando alguns pontos:

1. Alguns biblicistas e legalistas têm afirmado que o estudo da Bíblia faz com que sua ética seja, automaticamente, enraizada no estudante. Esta afirmação é muito genérica e não observa diversos fatores:

        a. Nem todos que leem a Bíblia recebem sua ética no caráter.

        b. Muitos crentes que participam das EBDs, vão aos cultos, têm uma vida moral totalmente contrária aos padrões éticos da Bíblia. Não é preciso fazer uma pesquisa de campo para descobrir que há crentes pilantras, que não devolvem o troco que recebem a mais no ônibus, que assistem, diariamente, novelas imorais, que escutam músicas mundanas, etc.

        c. O que afirmei acima deixa claro que o estudo da Bíblia, por si só, não faz com que a Ética de Deus tome conta da pessoa que lê a Bíblia. É necessário algo mais.

2. Não adianta estudar a Bíblia se não houver esforço, vontade para seguir sua ética.

3. Não se esforça para seguir a ética bíblica quem não é regenerado. Somente novas criaturas, que têm o fruto do Espírito de Gl. 5.22,23, têm o desejo, a força, a ajuda para seguir a Ética Bíblica. Fora dessa realidade as pessoas praticarão, naturalmente, as obras da carne.

4. Se não houver transformação de caráter, não há espaço para a ética de Deus.

5. Alguém pode questionar-me, neste ponto, usando o verso 9 do salmo 119, que diz: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” Este texto, de acordo com algumas pessoas, mostram o poder purificador da Palavra de Deus. MAS ESTA VISÃO É EQUIVOCADA, pois revela uma passividade purificadora, e não é isto que o texto diz.

6. Salmo 119. 9 mostra, de maneira muito clara, que o crente deve, também, ser o agente de sua purificação, vejamos:

           a. “Como purificará o jovem o seu caminho?”- É a pessoa que deve purificar o seu caminho. O texto não pergunta: “como a Palavra purificará o crente?”

           b. “observando-o conforme a tua Palavra.” – O texto não diz: “lendo a tua palavra”, mas diz OBSERVANDO-O, observando o caminho dele de acordo com a Palavra de Deus. Esse observar é: fazer com que seus atos, suas ações, sua vida, se amolde à Palavra. É MUITO MAIS DO QUE LEITURA E ESTUDO.

           c. Diante disto fica claro que o jovem só pode purificar seu caminho se ele fizer com que o seu caminho, suas ações estejam de acordo com a Palavra de Deus. Isso exige não somente leitura, mas prática, esforço, atitude, desejo para se amoldar à Palavra de Deus.

          d. A Nova Versão Internacional traduziu bem este texto: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.”

           e. A Bíblia Hebraica, traduzida pela editora Sêfer, traduz o salmo 119.9 da seguinte maneira: "Como poderá um jovem manter-se íntegro em seu caminho?” Atendo-se ao cumprimento da Tua Palavra.”

           f. Isso é resultado de internalização do ideal ético e de exteriorização desse ideal, através da prática, E É ISSO QUE PURIFICA.

7. Diante do que disse concluo afirmando que a leitura bíblica, somente, não purifica nem internaliza no ser o ideal ético de Deus. O estudo, somente, só informa ao intelecto. Para que ideal ético da Palavra seja internalizado no espírito, no caráter, é necessário que haja prática, logo, o estudo e a prática purificará o crente. Se não houver o desejo e o esforço por mudança, de nada adianta o estudo, ele será infrutífero, será somente uma ação intelctiva, racional. Porém se o estudante da Bíblia praticar o que estudou, observar seu caminho de acordo com a Palavra, aí sim haverá a purificação e a conformidade com o ideal ético das Sagradas Escrituras. O que passar disso é passividade mística.

João Moreno de Souza Filho.
jmorenofilho@yahoo.com.br.

Até a próxima com as respostas das questões 9 - 20.

Nenhum comentário: