sexta-feira, 24 de maio de 2013

PERGUNTAS SOBRE ÉTICA

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO SOBRE ÉTICA


EXERCÍCIO SOBRE ÉTICA NO INEB, DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE MOGI MIRIM.

Abaixo seguem as respostas às questões sobre ética feitas em classe, no INEB: INSTITUTO DE ENSINO BÍBLICO.

I - Marque V para verdadeiro e F para falso.

____F____A Ética é relativa.

____F_____ Ética é tudo que é bom.

____F____A Ética não é relativa, mas seus princípios são.

___F______A Ética é absoluta e radical.

___V______A Ética, suas virtudes e seus princípios são: absolutos, imutáveis, universais, racionais e imateriais.

COMENTANDO:

1. A ética não é radical, pois o radicalismo anula o ser, desvaloriza os sentimentos quebrados, só valoriza o “olho por olho” e o legalismo.

2. A ética também não é tudo que é bom, pois isso seria individualizar a ética, seus princípios e suas virtudes. O bom depende da experiência, da cultura, dos costumes. O que é bom para mim não é bom para você que lê este artigo.

3. A ética não pode ser absoluta e seus princípios relativos, isso é incoerência, da mesma maneira que mangueira não pode produzir limão.

4. Só a última questão é verdadeira. Relativizar a ética é aceitar todos os pensamentos imorais, ações que contradizem a ética, com por exemplo, o aborto, etc.

II -  SOBRE A ÉTICA E A FAMÍLIA Marque X na resposta correta, sendo que, no esquema, quem está acima está em primeiro lugar na escala de valor, e quem está embaixo, está em último lugar na escala de valor. É modelo bíblico de família.

1) Deus. Igreja. Trabalho. Família
2) Deus. Trabalho.Família.Igreja.
3) Deus. Família.Trabalho.Igreja.
4) Trabalho.Família.Igreja. Deus.
5) Deus. Família. Igreja. Trabalho.

COMENTANDO:


1. O modelo é contrário a bíblia, pois coloca a família em último lugar. Este é o modelo espiritualista-místico-institucional, pois coloca a divindade e a religiosidade acima de tudo. A religiosidade não pode estar acima da família.

2. O modelo 2 também está errado pois coloca o trabalho acima da família. Este é o modelo místico-capitalista pois liga as coisas do espírito ao trabalho, e deixa em num plano abaixo a família.

3. O quarto modelo também está equivocado pois coloca o trabalho acima de tudo. É o modelo materialista-capitalista.

4. O quinto modelo é o modelo do PREGUIÇOSO, pois valoriza tudo nele, menos o trabalho. São pessoas que preferem “viver para Deus”, “pela fé”, mas trabalhar, jamais.

5. O modelo ideal e bíblico é o terceiro, pois coloca tudo nos seus lugares. Primeiro Deus, depois a família, depois o trabalho, e por fim a igreja. Quem coloca o trabalho acima da família, perde a família. Quem coloca a igreja acima do trabalho, perde o trabalho e não poderá contribuir, ofertar, ajudar o próximo, etc.

6. O TRABALHO - O trabalho é muito importante para o estudo da Ética. Por isso a preguiça, que não é uma virtude ética, é condenada em Provérbios, o livro da sabedoria e da ética.

a. No Brasil, a maioria dos evangélicos só pensam na seguinte ordem: Deus, igreja e família, ou Deus, família e igreja. NÃO PENSAM NO TRABALHO. Até parece que ele é algo errado, pernicioso. Mas o que seria da nossa família se nós não trabalhássemos? Por acaso os dízimos e as ofertas não são fruto do trabalho, consagrando assim o ato de trabalhar? Será que Deus não trabalha? “meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (João 5.17.

b. O trabalho é tão importante para Deus que ele não escolhe para a sua obra, preguiçoso, pessoas desocupadas, é só olhar o exemplo de Gideão, José, Davi. Eles trabalhavam.

c. Paulo disse, “...se alguém não quer trabalhar, não coma também.” 2 Tessalonicenses 3.10.

d. Por causa do valor que Deus dá ao trabalho, eu coloquei no modelo ideal bíblico, no tema ÉTICA, FAMÍLIA E TRABALHO, a seguinte ordem: Deus, família, trabalho e igreja.

e. Quando falo à igreja, não me refiro á espiritualidade, pois ela está contida em Deus que está em primeiro lugar. Me refiro às instituições religiosas, o que muitos confundem como o Ápice da obra de Deus. Na verdade, a obra de Deus transcende ao templo, começa na família, deve permear toda a sociedade. No templo SE DÁ A CELEBRAÇÃO DA OBRA DE DEUS E DA COMUNHÃO COM DEUS E COM OS IRMÃOS.

III -  Marque X no conceito sobre ética mais coerente com os temas estudados em classe.

( ) Ética é o conjunto de todos os comportamentos dos homens e está de acordo com a cultura pessoal, familiar...

( ) Ética é a maneira do bem viver de acordo com aquilo que é ideal para as pessoas.

( X ) Ética é a análise do comportamento das pessoas, o estudo de como os seres humanos devem viver e o conjunto das virtudes universais e transcendentes como verdade, sabedoria, justiça, etc.

COMENTANDO

1. O parêntese 01 está errada, pois nos comportamentos humanos há imoralidade, pecados, etc. Está muito genérica a resposta. Também a ética não pode estar de acordo com a cultura pessoal e familiar, pois isso seria a destruição de todos os princípios da ética, seria a absolutização do relativismo ético, uma vez que há culturas pessoais e familiares que distorcem a ética totalmente.

2. O parêntese 2 também está errado pois muitas pessoas têm o erro, a corrupção, o pecado, a mentira, como comportamentos ideais. Isso também seria reducionismo, pois tiraria a ética do campo da transcendência e a colocaria no nível do conceito individual, logo, cada um teria a sua ética e teria que aceitar, obrigatoriamente, a ética do outro, ainda que fosse algo que discordasse.

3. O terceiro parêntese é o mais coerente com o que estudamos em sala de aula. Como problema da Filosofia e da Teologia, a Ética analisa os comportamentos, emite juízo de valor, etc. Como ideal transcendente que norteia os pensamentos, os comportamentos, a ética é universal, transcendente, e é o conjuntos de todas virtudes louváveis. Num outro momento falarei sobre a universalidade da Ética com mais detalhe, levando em consideração Romanos 2 e 3.

Até uma próxima oportunidade com respostas às outras questões levantadas em sala de aula.



Em Cristo.


Prof. e Evangelista João Moreno de Souza Filho.

jmorenofilho@yahoo.com.br


Nenhum comentário: