quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A ESCATOLOGIA DA AÇÃO DIVINA

O Livro de Gêneses diz que “Deus parou de fazer a sua obra criadora.”
O livro de Apocalipse mostra que Deus jamais irá parar.
Esta verdade apocalíptica e escatológica está em Ap. 22.3, texto que fala sobre o “ESTADO ETERNO”, após o milênio e o Juízo Final, já no novo céu e na nova terra: “ali nunca mais haverá maldição. Nela estará o trono de Deus e do cordeiro, E OS SEUS SERVOS O SERVIRÃO.”

Observem que a discrição do estado eterno se inicia no capítulo 21, no qual é apresentado o novo céu e a nova terra (v.1), e a Nova Jerusalém que estará inserida no novo céu e na nova terra. Aqui vai um segredo:  A Nova Jerusalém, que  será como o centro do governo na nova esfera mundial, estará inserida no novo céu e na nova terra.O novo céu, não é o céu dos céus, mas se refere ao céu físico, que envolve a terra. 

Mas vamos voltar a falar do tema principal: O DEUS QUE SEMPRE ESTÁ EM AÇÃO.
O versículo citado diz que os servos de Deus o servirão. O termo usado, no texto, para serviço, vem do grego latréia, que significa culto divino, ação no culto a Deus, etc. Por isso algumas traduções traduzem para “prestarão culto.” Porém isso é limitar o serviço a Deus, pois não servimos ao Altíssimo somente no culto.

Sobre isso, Hebreus 9 .14,  diz que fomos purificados para “servirmos ao Deus vivo,” e a palavra usada, no texto “latreúein”, de latréia. Está claro, nesse versículo, que o autor de Hebreus não limitou o nosso serviço a Deus ao momento do culto, mas estendeu o significado de latréia para toda nossa vida diária.

Acompanhando este raciocínio, é correto dizer que servimos ao Eterno: no templo, no nosso trabalho, quando ajudamos o irmão necessitado, ofertando, perdoando, orando, ministrando aos pecadores, evangelizando, ensinando, transformando vidas, educando as pessoas, etc, etc. Há centenas, milhares de maneiras de servirmos a Deus.
NA ETERNIDADE HAVERÁ MUITA COISA
PARA VOCÊ FAZER. AFINAL, DEUS
NÃO PARA. ELE TEM UM REINO,
E NELE VOCÊ SERÁ INSERIDO
NO SERVIÇO DIVINO. 
Agora voltemos a Apocalipse 22.3, cuja informação diz que os servos de Deus o servirão. Faço aqui uma pergunta: DEUS PRECISA QUE NÓS SIRVAMOS A ELE? Essencialmente não, pois ele sozinho se basta. Porém, no reino do Altíssimo,  há  milhões de coisas que precisam ser feitas. Há, por exemplo, serviços feitos por anjos e por servos de Deus, e até por animais, como aconteceu com a jumenta de Balaão.

OS SERVIÇOS DOS ANJOS -  A Bíblia mostra-nos centenas de ações dos anjos a serviço de Deus, vejamos algumas delas: O anjo do Senhor falou a Abraão no momento que ele ia sacrificar Isaque. O anjo de Deus destruiu atrapalhou o exército de Faraó na travessia do mar vermelho. Um anjo deu uma mensagem transformadora para Gideão. Outro anjo fechou a boca dos leões na cova que Daniel foi lançado. Um anjo falou por sonhos, a José, marido de Maria, mãe de Jesus. Um outro anjo libertou Pedro da prisão, etc. Eles virão com cristo em sua glória (Mateus 16.27), e participarão do arrebatamento da igreja (Mateus 24.31). Como podemos ver, há serviços, ações de Deus para os anjos fazerem. Entram, aqui, os livramentos que eles dão aos servos de Deus, em todo o mundo.

OS SERVIÇOS FEITOS PELOS SALVOS – Como já falei, não servimos a Deus somente no culto. A parábola do bom samaritano mostra isso de maneira muito clara: há muito mais a se fazer para Deus fora dos templos do que nos templos.

MAS O QUE ESSES EXEMPLOS TÊM A VER COM APOCALIPSE 22.3?  Muito a ver. Eu quero mostrar que o reino de Deus É MUITO DINÂMICO, O Altíssimo tem milhões de ações para serem feitas: doentes para serem curados, pecadores para serem salvos, pessoas tristes para serem confortadas, E ELE FAZ TUDO ISSO USANDO SEUS SERVOS.

Apocalípse 22.3 deixa claro que Deus não vai parar no estado eterno, HAVERÁ MILHÕES DE AÇÕES QUE SERÃO FEITAS PELOS SERVOS DE DEUS. OU SEJA, DEUS NUNCA VAI PARAR. Como ele é dinâmico e criativo, vai ter mais coisa para fazermos para Deus, no estado eterno, do que hoje, pois estaremos em estado espiritual, teremos corpos semelhantes ao de Cristo e seremos como os anjos, teremos um corpo imortal, celestial, incorruptível (1  Coríntios 15.44,49,54; Marcos 12.25; 1 João 3.2), e serviremos ao Todo-Poderoso por toda a eternidade.

QUAL SERVIÇO? Esta pergunta é importante e intrigante. Que serviço faremos para Deus? Bem, a Bíblia não especifica, por isso eu não quero afirmar, senão entraria no campo da IMAGINAÇÃO ESCATOLÓGICA, o que não é bíblico. Porém , como nós seremos como os anjos, posso perguntar: FAREMOS O QUE ELES FAZEM? TEREMOS A AGILIDADE DELES? O PODER QUE ELES TÊM? SEREMOS CONVOCADOS POR DEUS PARA SERVIÇOS ESPECIAIS, ASSIM COMO OS ANJOS SÃO?
O silêncio da Bíblia sobre isso é sabedoria de Deus.

Porém eu quero dizer uma coisa: ESTAREMOS EM ESTADO ESPIRITUAL, E NÃO MATERIAL. ESTAREMOS EM OUTRA DIMENSÃO. Qualquer ensino que diz que a igreja irá aparecer aos homens na nova terra, às nações, que os salvos se materializarão NÃO TEM FUNDAMENTO BÍBLICO, é fruto da fantasia do ensinador.

A Deus toda a Glória.

Prof. João Moreno S. Filho.

Texto protegido pela Lei do Direito Autoral.
Qualquer publicação deve ser acompanhada do crédito.
Isto é ético, cristão, honesto e verdadeiro.


Nenhum comentário:

QUERO COMPRAR O LIVRO DECIFRANDO OS CÓDIGOS DO MAL

Código para o site